PROFESSORA CONVIDADE: SANY FERNANDES
LATTES: http://lattes.cnpq.br/7495759608097846
Doutoranda da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Mestrado em Ciências do Movimento Humano da UDESC. Fisioterapeuta da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE.
CURSO | “AVALIAÇÃO NEURODESENVOLVIMENTO DO LACTENTE – ESCALA EDI”Intervenção Infantil de 0 a 24 meses. |
MATERIAL DIDÁTICO: “MANUAL DE AVALIAÇÃO DESENVOLVIMENTO INFANTIL – ESCALA EDI” 1ª EDIÇÃO (ROSA NETO, 2021)
OBJETIVO PRINCIPAL: Capacitar profissionais da Saúde e Educação na identificação dos grupos de risco (neurológico e social) no ensino regular e especial, viabilizando possibilidades de avaliação contínua e intervenção motora. O curso possibilitará aos alunos um conhecimento sobre avaliação do desenvolvimento da criança, tais como:
- Teoria e prática sobre a “Escala de Desenvolvimento Infantil – EDI” em lactentes.
- Estudo de casos clínicos.
- Aplicação em populações de risco (social e neurológico); Atrasos no Neurodesenvolvimento; Alterações neurológicos; Autismo; Outros.
- Interpretação do protocolo de avaliação EDI.
- Vivência com o método – aula prática
MÓDULO I
3 horas/aula |
Conceito, terminologias sobre Desenvolvimento Infantil, etapas evolutivas, idade de desenvolvimento e idade cronológica. Importância da avaliação do Lactente. Método de avaliação do desenvolvimento INFANTIL. Áreas e Domínios da EDI: Desenvolvimento Motor divide-se em dois domínios – Oculomanual e Controle Postural; Desenvolvimento Psicossocial em Linguagem e Social. |
MÓDULO II
3 horas/aula |
Manual de Avaliação Desenvolvimento Infantil – principais conceitos e terminologias, validação do instrumento, aplicação dos testes. |
MÓDULO III
3 horas/aula |
Utilização do método em uma população infantil – oficina de trabalho com os participantes. Vivência prática. Análise dos resultados encontrados, organização de relatórios, dúvidas dos participantes.
Relatos de casos clínicos. Lactentes de alto risco neurológico; risco social; atraso no neurodesenvolvimento; trabalhos científicos; outros. |