Durante o meu curso de doutorado na Espanha, Hospital Universitário “Miguel Servet”, cujo trabalho de tese era sobre “Desenvolvimento Motor em Escolares com Transtornos da Aprendizagem”, tive a oportunidade de conhecer o livro “Teste de Análise da Leitura e Escrita – TALE”, (Toro e Cervera, 1990). Josep Toro, doutor em medicina, professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Barcelona, especialista em Saúde Mental da criança e do adolescente, autor de vários livros e artigos científicos, responsável pelo Serviço de Psiquiatria Infantil do Hospital Clínico de Barcelona. Os testes eram aplicados por uma profissional da psicologia clínica nos escolares com diagnóstico de transtornos de leitura e escrita; transtornos de linguagem expressiva; transtornos da coordenação; e transtornos por déficit de atenção/hiperatividade.
Em 1996, ao retornar para o Brasil e me vincular aos programas de pós-graduação, acabei utilizando o teste de leitura e escrita nas minhas pesquisas com a comunidade escolar. Após alguns anos de trabalhos científicos, senti a necessidade de modificar o material e adaptá-lo a nossa realidade.
A presente obra é resultado de vários trabalhos científicos produzidos em duas Instituições Universitárias na grande Florianópolis, Santa Catarina. As pesquisas são referentes as questões relacionadas ao rendimento escolar, leitura e escrita, especificamente das séries iniciais do Ensino Fundamental.
Na Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, através do programa de Mestrado em Psicopedagogia, foram realizadas três dissertações sobre o tema, período de 2003 a 2006: ANDERLE, Salete Terezinha dos Santos. Teste de análise de leitura e escrita – TALE. Tradução, adaptação e validação. 2005; VEIT, Maria Cristina S. Perfil da escrita e leitura de alunos das séries iniciais do ensino fundamental: uma proposta de análise. 2005; SANTOS, Eliane Risson. Análise da leitura e escrita em alfabetização escolar. 2006.
No Curso de Medicina, o instrumento vem sendo aplicado em escolares matriculados na rede pública municipal, região da AMUREL. O Estado de Santa Catarina, para coordenar, ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios, dividiu o estado em micro- regiões, criando, assim, as Associações de Municípios, hoje em número de 20 (vinte): Tubarão (100.000 habitantes), Braço do Norte (28.000), Grão Pará (8.000), Jaguaruna (16.000), Laguna (47.000), Treze de Maio (7.000), Armazém (8.000), Capivari de Baixo (21.000), Gravatal (11.000), Imaruí (12.000), Imbituba (39.000), Lauro Müller (15.000), São Martinho (3.500), São Ludgero (11.000), Orleans (22.000) e Rio Fortuna (5.000). As crianças com problemas na aprendizagem são encaminhadas pelas prefeituras dos seus municípios para uma avaliação e orientação aos familiares, através do Ambulatório Materno Infantil – “Núcleo Desenvolver”, por uma equipe de profissionais de várias especialidades (Neuropediatria, Pediatria, Psiquiatria Infantil, Nutrologia, Desenvolvimento Neuropsicomotor, Psicologia, enfermagem, Psicopedagogia). Na avaliação pediátrica é observado o estado geral de saúde, aspectos neurológicos, avaliação nutricional e agravos pré-peri-pósnatais. Na avaliação psicológica e pedagógica são observados os aspectos cognitivos, psicossocial e de personalidade; avaliação e intervenção psicopedagógica; apoio e orientação a família. Na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor são observados os aspectos maturacionais e neuroevolutivos, considerando os fatores endógenos e exógenos do indivíduo. A equipe da Enfermagem fica responsável pelos cuidados com a saúde em geral, estrutura familiar (habitação, higiene e qualidade de vida).
Na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, no programa de Mestrado e Doutorado em Ciências do Movimento, vem sendo desenvolvida uma dissertação sobre o tema. Outros projetos de pesquisa e extensão, utilizando o instrumento “MDE”, são desenvolvidos pelo Laboratório de Desenvolvimento Humano – LADEHU.
O instrumento é de fácil aplicação, tem como proposta avaliar a leitura e escrita em escolares do ensino fundamental, séries iniciais de 1a. a 4a. Está estruturado em seis categorias:
CATEGORIA I – Leitura de letras, sílabas e palavras;
CATEGORIA II – Leitura de textos;
CATEGORIA III – Interpretação de textos;
CATEGORIA IV – Cópia;
CATEGORIA V – Ditado;
CATEGORIA VI – Escrita Espontânea.
Na leitura, o examinador irá observar o nível de conhecimento da criança na sua apropriação de letras, sílabas, palavras, textos simples e complexos; linguagem expressiva e compreensiva; memória; atenção e concentração. Na escrita, o examinador irá observar a grafia, preensão, postura, organização espacial e temporal das palavras, velocidade, trocas, omissões, ditado, texto livre, etc.
O Manual de Desempenho Escolar oferece aos profissionais da Saúde e Educação uma ferramenta para ajudar a identificar os problemas de aprendizagem escolar, dificuldades na leitura, escrita, linguagem compreensiva e expressiva, déficits de atenção e concentração, lentidão no processo de alfabetização, disfunções relacionadas ao processo de leitura e escrita (dislexia, dislalia, disgrafia, dispraxia, disfemia, outros).
Cada criança é singular e seu desenvolvimento ocorre em diferentes ritmos, por isso, evidencia-se a dificuldade do profissional atuante na área da educação e outras afins em investigar e avaliar as habilidades e competências do sujeito ler, escrever e compreender uma leitura. Nossa obra destaca-se por evidenciar as dificuldades gerais e específicas do indivíduo nas habilidades de leitura e escrita, bem como, estabelecer o nível de escolaridade da criança. Os dados poderão ser analisados de forma qualitativa e quantitativa.
Através da publicação desta obra, emerge possibilidades substanciais reflexivas sobre o Ensino Fundamental. Na função de professor e pesquisador, tenho a responsabilidade de oferecer uma ferramenta que irá contribuir com os diferentes profissionais interessados em valorizar a Educação em nosso País.